segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MMOs e narrativa

Neste primeiro post,do que eu espero que seja uma série (desde que eu tenha paciencia e uma conexão a internet ), explicarei minha idéia para esses posts, onde tentarei provar (se é que isso é necessário) que MMOs também devem ser respeitados por sua narrativa, e sua forma de nos integrar no seu mundo (as vezes bem demais)

Isso foi com você World of warcraft.

MMOs não são jogos exatamente novos, Pelo bem desse post, vou deixar de lado os verdadeiros pioneiros dessa classe de games (prometo parar para falar deles um dia), e vou partir para os jogos de Teste:

Lord of The Rings Online- ------------------------------------------ http://www.lotro.com/

Situado na Terra Média criada por J.R.R.Tolkien, LotRO te dá a opção de escolher entre 4 raças (Hobbits, Humanos, Elfos e Anões) criar um personagem único e altamente customizado, e explorar um enorme mundo fantástico cheio de perigos e pessoas folgadas que mandam você fazer coisas as quais elas estão com prequiça de fazer Quest épicas junto com pessoas do mundo todo.

Age of Conan: Hyborian Adventures--------------------------------------http://www.ageofconan.com/

Situado nos Reinos Hyborianos criados por Robert E. Howard, AoC te dá a opção de escolher entre 4 povos (Aquilonianos, Cimmerianos, Stygianos e Kithan)criar um personagem único e altamente customizado que provavelmente será um bárbaro sem camisa com uma espada enorme e explorar um enorme mundo fantástico cheio de perigos e quest épicas (não fui longe o suficiente nesse para confirmar que os NPCs dele são preguiçosos) junto de pessoas do mundo todo.

World of Warcraft------------------------------------------------ http://us.battle.net/wow/en/?-

Situado no universo da Blizzard (que compreende as 3 grandes Franquias da empresa: Diablo, Starcraft e warcraft), WoW te dá a opção de escolher entre 14 raças (a lista completa está na wikipedia) criar um personagem único e altamente customizado, explorar 2 mundos cheios de perigos e pessoas preguiçosas demais para pegar um livro do outro lado da sala (sim, essa quest existe), completar quests épicas que farão você perder dias na frente do computador junto de pessoas do mundo todo (menos da china)

Lá eles jogam Journey to The west e Perfect World

Falando assim, os 3 jogos parecem ser absurdamente parecidos, apenas se alterando a franquia a qual eles pertencem. Para falar a verdade, não há diferença entre ser um guardião em LotRO, um Champion em AoC e um Paladino em WoW.

A não ser que você preste atenção na história.

Alguns jogadores mais radicais disseram no passado que MMOS não tem história, que ele é apenas mais uma forma das empresas de jogos ganharem dinheiro (e sugarem sua vida). Antes você pagava uma vez e jogava de graça pro resto da vida (ou enquanto o cd rodasse) agora, você compra o jogo, paga todo mês e ainda tem que comprar coisas na loja online para se manter no topo.

sem contar na conta da internet

World of Warcraft sofreu uma grande oposição dos jogadores de Warcraft 3, pois para eles, acostumados a ver a história se desenrolar quase que sozinha na sua frente, acostumados a ver heróis épicos enchendo os vilões de porrada sozinhos, ver um grupo de 25 pessoas derrotar um semi-deus é um absurdo. Isso era algo reservado apenas aos grandes heróis. (o caso especifico do WoW é bem interessante, mais sobre isso em outro post)

Ao contrario do que parece, esses jogos tem história, eles tem uma narrativa, a grande questão é que, entre ouvir atentamente o que o NPC na sua frente está dizendo, e sair matando tudo em uma certa area até você cumprir a missão, muitos jogadores escolhem a 2ª opção. Porque ?

nada supera o velho Matar-pilhar-destruir

Para esses posts, criarei 3 personagens, 1 em cada jogo, e vou descrever aqui como o jogo me insere na sua narrativa, a criação do personagem, as escolhas e suas implicações no personagem,e, claro , o roleplay.

porque enfrentar um desses sem gritar THOU SHALL NOT PASS! Não é a mesma coisa.

Um comentário:

  1. Ivan, afora vários errinhos de digitação (espaçamento, acentos, vírgulas etc), a proposta é muito bacana. Tente integrar os links direto nos termos a que se referem: ou seja, em vez de colocar "World of Warcraft------------------------------------------------ http://us.battle.net/wow/en/?-", integre o link no termo "World of Warcraft". Da mesma forma, em vez de escrever que as info sobre as 14 raças estão disponíveis na Wikipedia, coloque um link direto pra essa info embutido em "14 raças". Pratique isso nos próximos posts - e espero que eles venham!

    ResponderExcluir