sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Emergência

Em Emergência: a Vida Integrada de Formigas, Cérebros, Cidades e Softwares, Steven Johnson explica o conceito de sistemas emergentes. No caso, o conceito é um sistema colaborativo, no qual diversas pessoas trabalham por um todo sem necessariamente obedecer ordens ou instruções de um nível superior. No livro, Steven usa as formigas e sua forma de vida para exemplificar. Cada formiga tem sua função, mas juntas elas conseguem construir um formigueiro bem estruturado e com o funcionamento perfeito.
Na vida virtual, podemos usar a Wikipédia como exemplo. Para quem não conhece (existe alguém??? :O ) a Wikipédia nada mais é do que uma enciclopédia online atualizada por usuários. Não é preciso que ninguém peça para o outro atualizar. Assim que você encontra uma página de um assunto que você se interessa incompleta ou inexiste, você pode completá-la ou criá-la, sem precisar de uma identificação (login).
O interessante é que as Wikipédias ao redor do mundo são diferentes e, às vezes, o que se acha em uma, não tem na outra - principalmente relacionado a cultura específicas. Por exemplo, a Wikipédia em Português possui cerca de 706 mil artigos enquanto a Wikipédia em Inglês possui 3 milhões e 816 mil. Na página inicial do site é possível conferir a quantidade de todas as línguas. Curiosidade: a Wikipédia em Chinês é a que tem menos artigos (cerca de metade da em Português) por causa do controle que o governo faz da internet no país.
É necessário apenas alertar que a Wikipédia, apesar de ser um grande exemplo, sofre um pouco do processo Top-Down (de cima para baixo) pois há uma certa restrição de palavras (não se pode publicar palavrões), é preciso usar corretamente a língua portuguesa, se eles julgarem a informação falsa podem retirar da página, entre outras influências que vem de um superior para os inferiores (colaboradores).

Outros exemplos são Youtube, 9gag (quando fui pegar o link, o primeiro post era exatamente sobre a Wikipédia e suas diferenças em relação às línguas), blogs, Twitter, Amazon, entre outros.

Um comentário:

  1. A Wikipédia é mesmo um exemplo clássico de sistema bottom-up. Algumas observações: o "controle de qualidade" dos artigos da Wikipédia é feito tanto por sistemas "top-down" (os editores chefes da WP) quando por sistemas "bottom up" (outros usuários). Aliás, o barato da Wp, mais do que apenas possibilitar que "qualquer um" escreva um verbete, é criar mecanismo para que o sistema também se auto-gerencie na avaliação e atualização dessa informação. Então, a qualidade - mais do que a quantidade - da Wp *emerge* das interações locais (ou seja, a qualidade é um padrão global que emerge das interações locais).É importante notar que a Wp em português, contudo, tem inúmeros artigos que são a simples (e, normalemnte, empobrecida) tradução de artigos de outras Wp, sobretudo a em inglês.

    ResponderExcluir