segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Refrencias pessoais do projeto Olhares

Curta: O dia em que dorival encarou a guarda:

O curta apresenta um ambiente de cadeia, especialmente a cela do prisioneiro dorival, como um ambiente fechado, quente e claustrofóbico, onde o preso se sente desconfortável. E esta é exatamente a sensação que a 2ª sala pretende passar, o desconforto de uma cela de cadeia: pequena, apertada, com o sol por trás de grades. O motivo disso é simular o desconforto, fazendo o visitante se colocar no lugar do presidiário da história. Ao mesmo tempo, isso é quebrado com o video que será apresentado ao visitante, que mostará o lado do dono da empresa, em contratar um ex-presidiário. Otras influencias dessa sala incluem os filmes Carandiru e Prisioneiro da grade de ferro que tratam do tema do presidiário também. Reunindo todas essas influências, se criou a história central da 2ª sala, tratando da dificuldade do ex-presidiário em arranjar um emprego após sair da cadeia, e a divisão do dono da empresa de contratar alguém que pode ser perigoso para a empresa familiar da qual ele é dono, e onde sua própria familia trabalha.

Instalação: 6 Bilhões de outros

A 3ª sala de nossa instalação foi originalmente pensada a partir dessa instalação. A idéia de você entrar na sala e ver outras pessoas te encarando está no projeto desde o inicio, pois ela gera essa questão dos diferentes olhares sobre as situações que as outras salas apresentam, antes ela era apenas projeções contra o fundo branco, mais agora ela foi somada ao videomapping, criando uma integração maior com o visitante. A idéia de mostar diferentes opiniões e visões através disso também veio da 6 bilhões de outros. A própria equipe recolheu depoimentos de pessoas ligadas as areas que a instalação cobre, e imagens de pessoas communs, para criar essa parte da instalação.

Tecnologia: VideoMapping

A tecnologia de videomapping que utilizaremos na ultima sala não possui uma unica referencia, mais a idéia geral é que sua aplicação modifique a forma como o visitante interage com a ultima sala, antes, nós apenas projetariamos os videos contra um fundo branco. Agora, utilizando dessa tecnologia, a sala terá uma fluidez melhor, com os videos efetivamente interagindo com a estrutura da sala. Ela é utilizada normalmente em grandes eventos, projetando contra prédios e monumentos, criando efeitos e histórias. Nos foi mostrado como referencia o videomaping feito no cristo redentor, porém, não encontrei nenhum exemplo feito dentro de uma instalação (apesar de saber que já foi feito).

Nenhum comentário:

Postar um comentário